Conceito
O Ensinar é Voar II é um projeto de inovação pedagógica e de apoio à mudança na escola pública, cofinanciado pelo Portugal Inovação Social, no âmbito das Parcerias para o Impacto, que teve o seu início em Idanha-a-Nova no ano letivo de 2020/2021.
Tem como objetivo transferir para a escola pública o modelo pedagógico - VOAR, assente num ensino e aprendizagem voltado para a individualidade de cada criança, tendo como base de trabalho a aprendizagem por projeto.
O VOAR é um modelo inovador de ensino e aprendizagem, que vem transformar a sala de aula e possibilitar que todas as crianças aprendam mais e melhor, ao seu ritmo e à sua medida.
Com base neste método de trabalho, as crianças aprendem competências essenciais para a sua vida, assentes no conhecimento, na comunicação, na responsabilidade, no saber ser, no saber estar e no saber intervir em comunidade.
Respeita as competências essenciais do currículo, alterando apenas a ordem e a forma como é trabalhado em sala de aula, respeitando em simultâneo o ritmo de desenvolvimento de cada criança.
As crianças dividem o seu tempo na aprendizagem por projetos, interdisciplinar, onde partindo de desafios/temas, exploram diferentes temáticas e assuntos, com o apoio/orientação da/do docente. Exploram em detalhe, com tempos e a partir de metodologias específicas, a matemática e o português.
É privilegiado o estudo do meio como atividade nuclear, partindo de temas que são mais familiares para as crianças. A matemática e o português assumem-se como atividades decorrentes, trabalhando-se dentro dos projetos e existindo ainda um reforço específico.
Este modelo é uma atualização do Ensinar é Investigar, um projeto/modelo que surgiu entre 1983 e 1993, sob coordenação de Maria da Luz Leitão, Isabel Valente Pires, Florbela Palhais e Maria João Gallino.
Neste projeto formaram-se 12 formadores/as e 1200 docentes a nível nacional, envolvendo 24000 alunas/os.
Nos anos que se seguiram, a equipa do projeto foi apoiando na formação de diversas/os docentes, participando em vários projetos de transformação de escolas ao longo dos anos.
Em 2013/2014, uma das coordenadoras – Isabel Valente Pires, procede à melhoria do programa, tendo em conta o contexto atual das/dos alunas/os e as aprendizagens que se pretendem, iniciando uma nova versão do mesmo no Colégio de S. José – VOAR.
Entre 2018 e 2021 foi desenvolvido o Ensinar é Voar em Oliveira do Hospital, um projeto de inovação pedagógica no 1.º CEB, cujo objetivo foi transferir, pela primeira vez, para a escola pública, o modelo pedagógico VOAR, atualizando todos os materiais de apoio. Neste projeto, foram envolvidos 19 docentes e 290 crianças.
O Ensinar é Voar II, agora em Idanha-a-Nova, pretende implementar a sua versão do Ensinar é Voar, conforme experiência anterior, tendo como propósito a sua adaptação a turmas multinível, a produção de mais materiais pedagógicos a explorar em sala, o desenvolvimento de um projeto inovador ao nível do extracurricular e uma intervenção estruturada com a comunidade.
Com a Oficina de Exploração do Território (OET), um projeto piloto interdisciplinar de atividades extracurriculares, baseado nos princípios de projeto e na exploração livre ou semiestruturada do território.
A partir da exploração da biodiversidade local, do património e cultura local e da brincadeira na natureza, as crianças aprendem a valorizar o seu território e desenvolvem competências que potenciam um percurso de sucesso escolar e profissional.
Com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para a educação integral e inclusiva das crianças e jovens, envolvendo-a numa reflexão sistematizada sobre a importância do brincar na educação das crianças e numa corresponsabilizando-a na (re)construção de uma escola pública de qualidade para todas/os, o projeto prevê o desenvolvimento de ações de intervenção junto da comunidade escolar, nomeadamente famílias e encarregadas/os de educação.
Equipa
O Projeto Ensinar é Voar II é promovido, em parceira pela Aldeia dos Girassóis, GO’WE – Education, Territory, Consultancy e pelo Colégio de São José, tendo como Investidor Social o Município de Idanha-a-Nova.
Equipa de coordenação
Clara Ramos
Aldeia dos Girassóis
Patrícia Figueiredo
GO’WE – Education, Territory, Consultancy
Isabel Valente Pires
Colégio de São José
Valter Martins
Município de Idanha-a-Nova
Paulo Frias
Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova
Professoras/es e Mentoras
Professoras/es no projeto
Ângela Ribeiro
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2020/21, 2021/2022
Carla Lima
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2020/21, 2021/2022
Cecília Duarte
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2021/22
Conceição Machado
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2021/22
Elsa Catarino
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2021/22
Filipa Catana
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2021/22
Helena Serejo
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2020/21, 2021/22
Laurinda Geraldes
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2021/22
Lisete Mouro
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2020/2021, 2021/22
Lucinda Costa
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2021/22
Maria dos Anjos Milheiro
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2020/2021, 2021/22
Pedro Alves
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2021/22
Sónia Farias
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2021/22
Susana Carvalho
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2020/21, 2021/22
Aceitei o desafio de integrar o “Projeto Ensinar é Voar” pois acredito numa escola que encoraja os seus alunos a pensar e a usar a sua imaginação. Uma escola que os torna confiantes em si mesmos, que cria um espírito de solidariedade e cooperação. "A primeira missão da educação é ensinar a ver", dizia Nietzsche, a pensar, não esquecendo o brincar.
E como educar é uma vocação, ela nasce de um grande amor e da esperança de formar bons cidadãos, deixando os alunos serem crianças, valorizando as suas aspirações, os seus interesses, estimulando a sabedoria e o conhecimento do meio envolvente.
Para mim, educar é também reconhecer que a escola mudou, despertar a sensibilidade artística, a criatividade, a capacidade de adaptação, a interação social e o espírito de grupo/de comunidade, valorizar a diversidade e centrar a atenção no aluno como um ser único, com liberdade de pensamento e de ação, não esquecendo as necessárias competências digitais.
E porque a alegria é uma condição interior, uma experiência de riqueza e de liberdade de pensamentos e sentimentos, procuro ter na minha sala de auala crianças com olhares inquietos, mentes sonhadoras, meninos a descobrir, a criar... Tento diariamente dar-lhes asas para voarem e libertá-los do medo de não conseguirem ou não serem capazes. Ver os meus alunos felizes na escola faz-me ter a certeza, como defendeu Platão, que não devemos educar "as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um".
Mentoras no projeto
Madalena Otero
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Marisa Dias
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Dinamizadoras/es de OET
Cláudia Martins
Dinamizadora na área de Ambiente e Sustentabilidade
Anos no projeto: 2020/21, 2021/2022
Helena Joia
Dinamizadora na área de Ambiente e Sustentabilidade
Anos no projeto: 2020/21, 2021/2022
Inês Silva
Dinamizadora na área de Lúdico-Expressiva
Anos no projeto: 2020/21, 2021/2022
João Abrantes
Dinamizador na área de Lúdico-Expressiva
Anos no projeto: 2020/21, 2021/2022
Mariana Mendes
Dinamizadora na área de Atividade Física e Desportiva
Anos no projeto: 2021/22
Milena Silva
Professora de Português e Francês do 3ºciclo e Secundário/Dinamizadora na área de Ambiente e Sustentabilidade
Anos no projeto: 2020/21
Integrar um projeto educativo que permite explorar o território onde estamos inseridos e tomar consciência de que o (re)conhecimento da nossa identidade é um fator diferencial que potencia todas as nossas aprendizagens e competências futuras, faz-me sentir que a escola caminha no sentido certo de uma crescente valorização pessoal e social dos seus alunos, assim como do ambiente que os rodeia.
Por outro lado, a Oficina de Exploração do território é uma mais-valia nos percursos de cada aluno, visto que possibilita um conhecimento mais ativo e efetivo do território envolvente, estimula a curiosidade e criatividade das crianças, contribui para uma maior autonomia das mesmas e promove um diálogo mais próximo com a natureza.
Finalmente, este projeto tem sido um desafio muito interessante, que me permite uma reflexão constante, e desta experiência transporto muito do que aprendo para a minha vida pessoal, com os meus filhos.
Paula Varandas
Dinamizadora na área de Lúdico-Expressiva
Anos no projeto: 2020/21, 2021/22
Regina Soares
Dinamizadora na área de Lúdico-Expressiva
Anos no projeto: 2020/21, 2021/22
Sara Caramelo
Dinamizadora na área de Atividade Física e Desportiva
Anos no projeto: 2020/21, 2021/22
Sofia Mascarenhas
Dinamizadora na área de Atividade Física e Desportiva
Anos no projeto: 2020/2021, 2021/22
Sofia Moreira
Dinamizadora na área de Atividade Física e Desportiva
Anos no projeto: 2020/21, 2021/22
Sofia Rolo
Dinamizadora na área de Ambiente e Sustentabilidade
Anos no projeto: 2020/2021, 2021/22
Vasco Guerra
Dinamizado na área de Atividade Física e Desportiva
Anos no projeto: 2020/2021, 2021/22
Sónia Farias
Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico
Anos no projeto: 2021/22
Documentos desenvolvidos
Oficina de Exploração do Território:
Manual Temático: Biodiversidade
Bibliografia
Kovacs, H. (2018). Change, challenge, transformation: A qualitative inquiry in transformative teacher learning. In Center for Educational Policy Studies Journal, vol. 8, n.º 3 (99-118).
Pires, I. V. Colégio de S. José. In The practitionares’ guide to changemakers education. Em publicação.
Pires, I. V., Lapas, P. (2018). Os domínios de autonomia curricular no Colégio de S. José. In Trindade, R. (coord), Autonomia, flexibilidade e gestão curricular: Relatos de práticas (65-82). Lisboa: Leya.
Pires, I. V., Lapas, P. (2018). VOAR – O modelo pedagógico do Colégio de S. José. In Noesis, Janeiro 2018. Lisboa: Direção Geral da Educação.
Pires, I. V., Figueiredo, P., Lapas, P. (2017). Sistema pedagógico Voar: Colégio de S. José em Coimbra. In de Gonçalves, M. D. (org), Encontros IDEA: Dificuldades na aprendizagem Práticas de avaliação e intervenção, (271-284). Lisboa: IDEA.