Conceito

O Ensinar é Voar é um projeto de inovação pedagógica no 1.º CEB, financiado no âmbito das Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, que teve o seu início em Oliveira do Hospital no ano letivo de 2018/2019.

Tem como objetivo transferir para a escola pública o modelo pedagógico - VOAR, assente num ensino e aprendizagem voltado para a individualidade de cada criança, tendo como base de trabalho a aprendizagem por projeto.

O VOAR é um modelo inovador de ensino e aprendizagem, que vem transformar a sala de aula e possibilitar que todas as crianças aprendam mais e melhor, ao seu ritmo e à sua medida.

Modelo inovador de ensino que vem transformar a sala de aula

Com base neste método de trabalho, as crianças aprendem competências essenciais para a sua vida, assentes no conhecimento, na comunicação, na responsabilidade, no saber ser, no saber estar e no saber intervir em comunidade.

Respeita as competências essenciais do currículo, alterando apenas a ordem e a forma como é trabalhado em sala de aula, respeitando em simultâneo o ritmo de desenvolvimento de cada criança.

As crianças dividem o seu tempo na aprendizagem por projetos, interdisciplinar, onde partindo de desafios/temas, exploram diferentes temáticas e assuntos, com o apoio/orientação da/do docente. Exploram em detalhe, com tempos e a partir de metodologias específicas, a matemática e o português.

É privilegiado o estudo do meio como atividade nuclear, partindo de temas que são mais familiares para as crianças. A matemática e o português assumem-se como atividades decorrentes, trabalhando-se dentro dos projetos e existindo ainda um reforço específico.

As crianças aprendem competências essenciais para a sua vida

Este modelo é uma atualização do Ensinar é Investigar, um projeto/modelo que surgiu entre 1983 e 1993, sob coordenação de Maria da Luz Leitão, Isabel Valente Pires, Florbela Palhais e Maria João Gallino.

Neste projeto formaram-se 12 formadores/as e 1200 docentes a nível nacional, envolvendo 24000 alunas/os.

Nos anos que se seguiram, a equipa do projeto foi apoiando na formação de diversas/os docentes, participando em vários projetos de transformação de escolas ao longo dos anos.

Em 2013/2014, uma das coordenadoras – Isabel Valente Pires, procede à melhoria do programa, tendo em conta o contexto atual das/dos alunas/os e as aprendizagens que se pretendem, iniciando uma nova versão do mesmo no Colégio de S. José – VOAR.

O modelo é uma atualização do Ensinar é Investigar

Equipa

O Projeto é promovido pela ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, Góis, tendo como Investidor Social o Município de Oliveira do Hospital.

Equipa de coordenação

Clara Ramos

ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra

Ana Duarte

ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra

Maria Graça Silva

Município de Oliveira do Hospital

Artur Abreu

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Isabel Valente Pires

Colégio de São José

Patrícia Figueiredo

GO’WE – Education, Territory, Consultancy

Professoras/es e Mentoras

Professoras/es no projeto

Ana Cristina Guerra

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2018/19, 2019/20, 2020/21

Mentora interna do Agrupamento no Projeto Aprender Com ARTE

Integrei o Projeto “Ensinar é Voar”, como um desafio, acreditando, que novas abordagens, metodologias diferenciadas e contemporâneas repercutir-se-ão em aprendizagens significativas para os alunos, alicerçadas na motivação da construção do seu próprio saber.

Sílvia Coelho

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2018/19, 2019/20, 2020/21

Mentora interna do Agrupamento no Projeto Aprender Com ARTE

Ao longo da minha carreira profissional tenho procurado, sempre, implementar estratégias e metodologias que permitam aos meus alunos alcançar, não só, sucesso académico, mas, principalmente, que contribuam para a sua formação pessoal e social.

Foi nesta perspetiva que aceitei o desafio de integrar o projeto “Ensinar é voar”. Desejando que o mesmo possa contribuir para esta formação e que as crianças de hoje venham a ser adultos autónomos, responsáveis, interventivos e com espírito crítico.

Aldina Mendes

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2020/21

Ana Cristina Tavares

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2019/20, 2020/21

Ana Gabriela Félix

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2019/20, 2020/21

Ana Sofia Lopes

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2020/21

Daniel Gonçalves

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Educação Musical

Anos no projeto: 2019/20, 2020/21

Se tivese que referir o que mais me motiva nesta profissão, escolheria os sorrisos e a alegria dos alunos a par com o processo, a procura ativa, autónoma e partilhada de uma solução para um qualquer problema do dia-a-dia. Ademais, acredito na escola, que a sua força e preponderância resulta da qualidade da comunicação estabelecida entre o professor e o aluno e que nada substituirá esta relação privilegiada.

Abraçar o "Ensinar é Voar" não foi uma opção mas, em coerência com o que acredito, perspetivo-o como um caminho, um desafio e uma oportunidade para que cada criança se sinta integrada, descubra a seu tempo e contribua com a sua experiência para as descobertas e experiências dos seus colegas.

Dulce Coelho

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2019/20

Gisela Zagalo

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2020/21

Helena Santos

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2020/21

Isabel Escalda

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2020/21

Libânia Santos

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2020/21

Lucília Martinho

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2020/21

Luísa Costa

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2019/20, 2020/21

Marcelo Gomes

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2020/21

Maria Emília Almeida

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2020/21

Maria Fátima Guerreiro

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2020/21

Olga Veloso

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2019/20, 2020/21

Paula Vieira

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Anos no projeto: 2019/20

Susana Alves

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico, variante de Educação Musical

Anos no projeto: 2018/19

Ao embarcar neste projeto de forma “acidental”, as minhas dúvidas foram muitas. Mas com o decorrer do tempo, percebi que estava numa viagem que pode fazer a diferença na vida destes meninos, mas acima de tudo, no nosso sistema educativo português.

A escola pública precisa acompanhar a evolução do séc. XXI, quer a nível da sociedade quer a nível tecnológico. São projetos assim, centrados nos alunos e na sua preparação para a vida em sociedade do séc. XXI, que fazem evoluir e pensar sobre a escola que temos, e a escola que queremos.

Mentoras no projeto

Cátia Carvalho

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico

Cláudia Santos

Professora do 1.º ciclo do Ensino Básico há 15 anos, a trabalhar com o Ensinar é Investigar desde 2005 e tendo integrado o projeto VOAR em 2013

O que me motiva a aplicar e a acreditar no método é este dar a oportunidade a cada criança de construir o seu próprio conhecimento de forma autónoma, motivadora, valorizando os seus interesses e os seus ritmos de aprendizagem.

Potencia-se, assim, o gosto pelo saber em geral.

Documentos desenvolvidos

Bibliografia

Kovacs, H. (2018). Change, challenge, transformation: A qualitative inquiry in transformative teacher learning. In Center for Educational Policy Studies Journal, vol. 8, n.º 3 (99-118).

Pires, I. V. Colégio de S. José. In The practitionares’ guide to changemakers education. Em publicação.

Pires, I. V., Lapas, P. (2018). Os domínios de autonomia curricular no Colégio de S. José. In Trindade, R. (coord), Autonomia, flexibilidade e gestão curricular: Relatos de práticas (65-82). Lisboa: Leya.

Pires, I. V., Lapas, P. (2018). VOAR – O modelo pedagógico do Colégio de S. José. In Noesis, Janeiro 2018. Lisboa: Direção Geral da Educação.

Pires, I. V., Figueiredo, P., Lapas, P. (2017). Sistema pedagógico Voar: Colégio de S. José em Coimbra. In de Gonçalves, M. D. (org), Encontros IDEA: Dificuldades na aprendizagem Práticas de avaliação e intervenção, (271-284). Lisboa: IDEA.